SISTEMA ESPECIALISTA APLICADO AO DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM REFRIGERADORES DOMÉSTICOS

Antonio Carlos Barbosa Zancanella, Rômulo Maziero, Juan Carlos Campos Rubio

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema especialista para uso como tutor inteligente, auxiliando no treinamento de técnicos em refrigeração. Foram utilizadas técnicas, como Diagrama de Ishikawa, Análise da Árvore de Falhas (FTA) e Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA), para o levantamento dos principais modos de falhas e procedimentos de manutenção corretiva. O conhecimento heurístico foi programado em um sistema especialista, utilizando a plataforma CLIPS. O programa interage com o usuário, fornecendo o caminho para correção da falha no refrigerador. Observou-se que o sistema especialista é uma excelente ferramenta para armazenamento de informações heurísticas, podendo ser utilizado como ferramenta de apoio às tarefas de manutenção corretiva básica, como tutor inteligente ou evoluir em incrementos, possibilitando um aperfeiçoamento contínuo do programa.


Palavras-chave


FTA; FMEA; Tutor inteligente; CLIPS.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.405

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.