DIAGNOSIS OF CONGENITAL ZIKA VIRUS SYNDROME

I'M A MOTHER, WHAT NOW?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i71.4557

Keywords:

Caregivers, Prenatal care, Microcephaly.

Abstract

Aim: to understand mothers’ perceptions about childcare after being diagnosed with congenital Zika virus syndrome. Method: qualitative and exploratory study with mothers of children with congenital Zika virus syndrome (CZS) in a Specialized Rehabilitation Center in a city in the interior of Bahia. Semi-structured interviews were conducted and analyzed using thematic analysis, culminating in the construction of a category. Seven mothers of children diagnosed with this syndrome participated in the study. Results: Most mothers reported that the diagnosis occurred during childbirth, generating despair and fear. In addition, they received the diagnosis from family members or the local media, and not from the responsible health team, demonstrating ineffective communication between workers and users, revealing a fragility in these relationships that are essential for comprehensive care. It was also noted that there are obstacles that hinder the effectiveness of care coordination and prenatal care for these women. Conclusion: The perception of the diagnosis revealed feelings of fear, despair, anguish and uncertainty about the future after discovering SCZ, because most mothers received the diagnosis unexpectedly, due to inadequate communication, exposing flaws in care from prenatal care to care for the pregnant woman. Improving prenatal care and improving communication is essential in the context of difficult diagnoses, which when properly made can change the way situations are faced

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Author Biographies

Denise Vasconcelos Fernandes, Bahia State University

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011), Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Bahia, MEPISCO/UNEB, participante do grupo de pesquisa: Micropolítica, Cuidado e Trabalho em Saúde, pós graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopedica pela Universidade Gama Filho, pós Graduada em Atividade Física na Pessoa com Deficiência pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da Faculdade Ages - Jacobina, atuação no CER II - Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual - e APAE Jacobina/BA; formação e atuação em Tratamento da Escoliose Baseado em Evidencias - Escoliose Brasil; RPG - Reeducação Postural Global (método Mazolla e Zaparolli) e Podoposturologia e Baropodometria.

Marcio Costa de Souza, State University of Feira de Santana

Fisioterapeuta, Doutor em medicina e Saúde Humana, Professor Adjunto da Universiade Estadual de Feira de Santana.

Graduação em Fisioterapia (1998), Mestrado em Saúde Coletiva (2006) e Doutorado em Medicina e Saúde Humana (2019). Atualmente é Professsor Adjunto na graduação e da Residência Multiprofissional do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, nesta instuição é professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva,o qual no momento encontra-se na função de Coordenador do programa, além de professor permanente do Programa de Pos graduação em Saúde Coletiva (Acadêmico). Atua também como professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia, assim como membro do CEP desta Instituição. Líder do grupo de pesquisa Micropolítica, cuidado e trabalho em saúde (UNEB) e membro do NUPISC/UEFS.

Jorge Lopes Cavalcante Neto, Bahia State University

Formado em Educação Física, Doutor em Fisioterapia, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia.

Bolsista CNPq de Pós-Doutorado no Exterior, em andamento na The University of Queensland, Brisbane, Austrália. Doutor em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período de Doutorado Sanduíche na Radboud University, Nijmegen, Holanda entre 2017 e 2018, sendo bolsista CAPES PDSE. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Fisioterapia da UFSCar entre 2023 e 2024. Possui Mestrado em Nutrição Humana e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando como Professor Permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MEPISCO) da UNEB, Campus I. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e coordenador do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Atividade Motora Adaptada (LAIAMA). Os interesses de pesquisas são: Avaliação e Intervenção na Funcionalidade e Saúde nas Desordens do Neurodesenvolvimento, com ênfase no Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Realidade Virtual, Comportamento motor, Aptidão física, Saúde mental e Qualidade de vida.

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Published

2025-04-25

How to Cite

Fernandes, D. V., Souza, M. C. de, & Cavalcante Neto, J. L. (2025). DIAGNOSIS OF CONGENITAL ZIKA VIRUS SYNDROME: I’M A MOTHER, WHAT NOW?. Revista Univap, 31(71). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i71.4557

Issue

Section

Ciências da Saúde

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