EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS SOBRE O USO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN CONFOCAL IN VIVO NA PELE HUMANA

Autores

  • Aline Campos Pereira Univap
  • Michely Glenda Pereira da Silva Univap

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1538

Palavras-chave:

Água Corporal, Análise Espectral Raman, Pele.

Resumo

A Espectroscopia Raman Confocal (ERC) é uma técnica totalmente não invasiva, eficaz na caracterização em tempo real dos arranjos químicos dos tecidos biológicos vivos. Com isso, o objetivo desse trabalho é destacar as pesquisas com uso da ERC. Foram selecionados e analisados das bases de dados: PubMed e Web of Science: 18 artigos científicos. Foram apresentados em dois quadros, obedecendo a ordem: nome dos autores, ano, revista, número de participantes, região espectral, tipo de sistema Raman Confocal, tipo e potência dos lasers. Todos os artigos reportados neste trabalham ressaltam que a ERC trata se de uma ferramenta valiosa, a qual fornece dados confiáveis. Conclui-se que existem poucos estudos científicos utilizando a ERC na pele humana, principalmente in vivo, apesar de fornecer informações em diferentes profundidades e obter dados com uma metodologia totalmente invasiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Campos Pereira, Univap

Resumo: A Espectroscopia Raman Confocal (ERC) é uma técnica totalmente não invasiva, eficaz na caracterização em tempo real dos arranjos químicos dos tecidos biológicos vivos. Com isso, o objetivo desse trabalho é destacar as pesquisas com uso da ERC. Foram selecionados e analisados das bases de dados: PubMed e Web of Science: 18 artigos científicos. Foram apresentados em dois quadros, obedecendo a ordem: nome dos autores, ano, revista, número de participantes, região espectral, tipo de sistema Raman Confocal, tipo e potência dos lasers. Todos os artigos reportados neste trabalham ressaltam que a ERC trata se de uma ferramenta valiosa, a qual fornece dados confiáveis. Conclui-se que existem poucos estudos científicos utilizando a ERC na pele humana, principalmente in vivo, apesar de fornecer informações em diferentes profundidades e obter dados com uma metodologia totalmente invasiva.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Pereira, A. C., & da Silva, M. G. P. (2017). EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS SOBRE O USO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN CONFOCAL IN VIVO NA PELE HUMANA. Revista Univap, 22(40), 753. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1538