PIBID: A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1347
Abstract
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores na educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar no desenvolvimento da competência leitora, as dimensões dos pressupostos teóricos presentes no processo. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação, em sala do 3o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Brasil (PCN, 1997); Smith (1999), Lerner (2002), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados indicaram que as atividades de leitura, desenvolvidas na escola pública contribuíram com o processo ensino e aprendizagem dos alunos, assim como na formação de futuras professoras participantes do PIBID.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-22
How to Cite
Santos Sousa, D. A., Baptista, J. H., Dias, V. L. C., & Oliveira, A. da S. M. G. (2017). PIBID: A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Univap, 22(40), 647. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1347
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1347Abstract
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores na educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar no desenvolvimento da competência leitora, as dimensões dos pressupostos teóricos presentes no processo. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação, em sala do 3o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Brasil (PCN, 1997); Smith (1999), Lerner (2002), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados indicaram que as atividades de leitura, desenvolvidas na escola pública contribuíram com o processo ensino e aprendizagem dos alunos, assim como na formação de futuras professoras participantes do PIBID.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode