INTERAÇÃO DO CALCÁRIO E DO SILICATO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO COM GESSO AGRÍCOLA NA PRODUÇÃO DE MASSA SECA DE Panicum maximum JACQ. CV. CAPIM MOMBAÇA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.946Palavras-chave:
Casa de vegetação, Corretivo, Produção, Forragem.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito das correções do solo efetuadas com calcário e silicato de cálcio e magnésio na produção de matéria seca de Panicum maximum Jacq. Cultivar capim Mombaça. Foi adotado delineamento o experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2x5, sendo estudado em quatro blocos o efeito de duas fontes de corretivo e cinco métodos de aplicação, além da testemunha. Nas análises onde foi observada significância estatística, realizou-se teste de Tukey a 5,0% de probabilidade. A unidade experimental é constituída por vasos (colunas) de tubos de PVC de 15 cm de diâmetro por 60 cm de altura, totalizando 44 unidades. Para tanto, foi coletado solo do horizonte B de barranco, com elevado teor de Al3+. Para realização da massa seca foram realizados quatro cortes da forragem na altura de resíduo (35 cm). Os resultados encontrados para a variável massa seca de parte aérea indicaram o tratamento 08 como o que resultou em maior produção de forragem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode