ESTUDO DE ETNOECODESIGN DE IMAGENS SACRAS EM GESSO DANIFICADAS E DESCARTADAS PELO USUÁRIO. ESTUDO DE MODELO SUSTENTÁVEL DE NICHO DE DESCARTE.

Autores

  • Paulo Sergio de Sena Centro Universitário Teresa D´Ávila - UNIFATEA http://orcid.org/0000-0003-1258-7112
  • Matheus Henrique Silva Santos Colégio de Aplicação Instituto Santa Teresa IST

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1602

Palavras-chave:

Ecodesign, Etnoecologia, Etnoecodesing, Sustentabilidade, Santa Cruz

Resumo

O Etnoecodesingn trata-se de um estudo interdisciplinar onde o dialogo envolve os critérios culturais, sociais e ambientais. Os componentes etnoecológicos do estudo das Imagens Sacras de Gesso se materializam no grupo de artesãos tradicionais locais (mais de 100 anos de exploração da técnica e recurso natural gesso). Na produção de imagens sacras, como souvenir, em Aparecida- SP, que agrega processos e materiais que contribuem significativamente para contaminação do ambiente, durante a pré-produção, produção, pós-produção e descarte, principalmente quando houve constatação, no projeto anterior, de matéria prima contaminada por metais pesados. Este trabalho trata dos possíveis impactos causados pelo descarte das imagens, uma vez danificadas, diretamente no ambiente por conta de uma prática cultural denominada de “Santa Cruz” e vem contribuir para o estudo comparado dos atuais modelos de nicho de descarte e a proposta de um modelo mais sustentável para a Santa Cruz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio de Sena, Centro Universitário Teresa D´Ávila - UNIFATEA

Biólogo, Mestrado em Ecolgoia, Mestrado em Ciência Ambiental e Doutorado em Ciências Sociais. Docente Titular Mestrado Profissional Design, Tecnologia e Inovação - UNIFATEA; Coordenador Institucional do PIBID CAPES UNIFATEA; Coordenador de Pós-Graduação UNIFATEA.

 

Matheus Henrique Silva Santos, Colégio de Aplicação Instituto Santa Teresa IST

Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Instituto Santa Teresa, do Centro Universitário Teresa D´Ávila - Unifatea

Downloads

Publicado

2016-10-31

Como Citar

Sena, P. S. de, & Santos, M. H. S. (2016). ESTUDO DE ETNOECODESIGN DE IMAGENS SACRAS EM GESSO DANIFICADAS E DESCARTADAS PELO USUÁRIO. ESTUDO DE MODELO SUSTENTÁVEL DE NICHO DE DESCARTE. Revista Univap, 22(40), 69. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1602