O PLANTIO DE ÁGUA NA PERSPECTIVA DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DO SÍTIO PEDRA BRILHANTE

Nágila Scarpi Nespoli, Leonard Campos Avellar Machado, Haloysio Miguel de Siqueira

Resumo


Os agricultores que se enquadram como familiares, podem recuperar suas APP’s de curso d’água tendo como base princípios da agroecologia. No Sítio Pedra Brilhante estão sendo desenvolvidos trabalhos de “plantio de água”, trata-se da combinação de tecnologias sociais, de baixo custo, que podem ser utilizadas por agricultores familiares para evitar a degradação de nascentes e cursos d’água. Com o trabalho objetivou-se realizar o monitoramento participativo de uma adequação ambiental, tendo em vista o processo de transição agroecológica. As metodologias utilizadas foram: monitoramento participativo e levantamento de práticas agroecológicas. Este estudo mostrou que é possível iniciar a transição agroecológica trabalhando, desde o começo, com estratégias que correspondem aos três estádios da transição.

Palavras-chave


Caixas secas; Monitoramento Participativo; Agricultura Familiar, Recursos Hídricos; Técnicas Conservacionistas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1561

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.