GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Vivian Miné Geraldo Garcia, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Suelene Regina Donola Mendonça

Resumo


O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada.  O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto.  Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.

Palavras-chave


Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1250

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.