GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES


Autores

  • Vivian Miné Geraldo Garcia Universidade de Taubaté
  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté
  • Suelene Regina Donola Mendonça Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1250

Resumo

O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada.  O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto.  Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Garcia, V. M. G., Magalhães, L. de O. R., & Mendonça, S. R. D. (2017). GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Univap, 22(40), 426. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1250