RECIPIENTE E SUBSTRATOS ORGÂNICOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE CAFÉ CONILON NO CAMPO


Autores

  • Matheus Wandermurem da Silva Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Jean Karlos Barros Galote Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Juliana Elias de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandy Queiroz Espinoso Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Diego Souza Tosta Instituto Federal do Espírito Santo
  • Richardson Sales Rocha Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Otacílio José Passos Rangel Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Wallace Luís de Lima Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1509

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de café conilon no campo, produzidas em diferentes recipientes e substratos orgânicos. O experimento foi realizado no Setor de Agroecologia do Ifes Campus de Alegre, em delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial duplo (2x4), sendo o primeiro fator o tipo de recipientes (sacolinha de polietileno - 650 cm³; tubetinho - 120cm³), o segundo fator aos tipos de substratos orgânicos (Plantmax; Composto A (Leguminosa); Composto B (Orgânico); Composto C (Vermicomposto)). Foram produzidas 48 mudas seminais de café conilon Robusta tropical (EMCAPA 8151), cada tratamento com 6 repetições, e parcela constituída de 1 planta. As melhores respostas para as variáveis de desenvolvimento avaliadas, foram obtidas para as mudas oriundas de sacolinhas (650 cm³).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

da Silva, M. W., Galote, J. K. B., de Oliveira, J. E., Queiroz Espinoso, S., Souza Tosta, D., Sales Rocha, R., José Passos Rangel, O., & Luís de Lima, W. (2017). RECIPIENTE E SUBSTRATOS ORGÂNICOS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE CAFÉ CONILON NO CAMPO. Revista Univap, 22(40), 733. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1509

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)