BRÁS DE PINA
“CONTEXTOS DE INTERAÇÃO”, REPRESENTAÇÕES E NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i60.4410Palabras clave:
Brás de Pina, Participação, Escada da ParticipaçãoResumen
A urbanização de Brás de Pina ao desenvolver-se empiricamente, junto aos moradores, possibilita a observação das potencialidades e limites impostos à efetivação da participação popular. Nesse sentido, objetiva-se identificar relações entre os “contextos de interação”, as representações de atores envolvidos e os níveis de participação alcançados nos processos de projeto e obra desenvolvidos durante a experiência abordada. Utilizando-se da tipologia de participação proposta por Arnstein (2002) - a “Escada da Participação”, o presente trabalho concluiu que nem os “contextos de interação”, e nem as representações de técnicos e moradores foram definitivos para o alcance da participação proposta.
Descargas
Citas
Arnstein, S.R. (2002). Uma escada da participação cidadã. Revista da Associação Brasileira para o Fortalecimento da Participação. Participe, 2 (2),4-13. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5122659/mod_resource/content/1/arnstein_uma_escada_da_participacao_cidada.pdf
Kapp, S., Baltazar, A. & Morado, D. (2008) Arquitetura como exercício crítico. in Grupo de Pesquisa MOM (Org.). Arquitetura como exercício crítico e outros escritos sobre moradia, cidade, heteronomia (pp.21-54). MOM/UFMG.
Lopes, J. M. de A. (2011). Sobre arquitetos e sem-tetos: técnicas e arquitetura como prática política. [Tese de Livre Docência]. Universidade de São Paulo.
Santos, C. N. F. dos. (1981). Movimentos Urbanos no Rio de Janeiro. Zahar.
Santos, C. N. F. dos. (2017) Sementes Urbanas 2. EdUff.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Univap

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode