EFEITOS DE UM PROGRAMA DE CAMINHADA SUPERVISIONADA NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME METABÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.40
Abstract
A realização de exercício físico regular é a terapia não-medicamentosa de primeira escolha para tratamento de indivíduos com Síndrome Metabólica (SM), com redução de peso, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição dos níveis de glicose, prevenção do aparecimento de diabetes e melhora da qualidade de vida (QV). O objetivo deste estudo foi avaliar os benefícios de um programa de caminhada supervisionada (PCS) na QV de indivíduos com SM. Participaram 8 voluntários com SM (63 ± 9,65 anos). Antes do PCS todos realizaram o teste de caminhada de seis minutos (TC6’), o teste de caminhada com carga progressiva ou Shuttle Walk Test (TCP) e foi aplicado o questionário de QV SF-36, verificando as variáveis: distância percorrida (DP), percepção de esforço pela escala de Borg, pressão arterial e freqüência cardíaca em repouso e ao final dos testes. Os voluntários foram orientados a caminhar 30 minutos, 2 vezes por semana por 10 semanas, sempre com a supervisão do pesquisador, e ao final do PCS, foram reavaliados com o mesmo protocolo da avaliação. Após a verificação da normalidade dos dados optou-se pelo teste Wilcoxon para variáveis dependentes e para análise de correlação o teste de Speerman. No TC6’ e no TCP, observou-se aumento na DP com menor Borg final. Na avaliação da QV observou-se aumento na pontuação total do SF-36, bem como nos domínios analisados de forma individualizada. Conforme os resultados obtidos, conclui-se que o PCS aumentou a tolerância aos esforços, com menor sensação de dispnéia e melhora da QV em indivíduos com SM.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-22
How to Cite
Santos, T. C. da S., Silva, M. G. F., & Silva, T. L. P. da. (2011). EFEITOS DE UM PROGRAMA DE CAMINHADA SUPERVISIONADA NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME METABÓLICA. Revista Univap, 17(30), 23–38. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.40
Issue
Section
Artigos
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.40Abstract
A realização de exercício físico regular é a terapia não-medicamentosa de primeira escolha para tratamento de indivíduos com Síndrome Metabólica (SM), com redução de peso, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição dos níveis de glicose, prevenção do aparecimento de diabetes e melhora da qualidade de vida (QV). O objetivo deste estudo foi avaliar os benefícios de um programa de caminhada supervisionada (PCS) na QV de indivíduos com SM. Participaram 8 voluntários com SM (63 ± 9,65 anos). Antes do PCS todos realizaram o teste de caminhada de seis minutos (TC6’), o teste de caminhada com carga progressiva ou Shuttle Walk Test (TCP) e foi aplicado o questionário de QV SF-36, verificando as variáveis: distância percorrida (DP), percepção de esforço pela escala de Borg, pressão arterial e freqüência cardíaca em repouso e ao final dos testes. Os voluntários foram orientados a caminhar 30 minutos, 2 vezes por semana por 10 semanas, sempre com a supervisão do pesquisador, e ao final do PCS, foram reavaliados com o mesmo protocolo da avaliação. Após a verificação da normalidade dos dados optou-se pelo teste Wilcoxon para variáveis dependentes e para análise de correlação o teste de Speerman. No TC6’ e no TCP, observou-se aumento na DP com menor Borg final. Na avaliação da QV observou-se aumento na pontuação total do SF-36, bem como nos domínios analisados de forma individualizada. Conforme os resultados obtidos, conclui-se que o PCS aumentou a tolerância aos esforços, com menor sensação de dispnéia e melhora da QV em indivíduos com SM.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode