PREPARO DE GOETHITAS DOPADAS COM TITÂNIO PARA REMOÇÃO DE RODAMINA B DO MEIO AQUOSO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1175
Abstract
Rejeitos industriais representam um importante problema ambiental. A grande quantidade de compostos orgânicos despejados em corpos d’água podem causar graves consequências como, por exemplo, a queda de oxigênio dissolvido nos recursos hídricos, o que provoca um desequilíbrio ao ecossistema aquático. A rodamina B é de difícil degradação, sendo os processos oxidativos avançados uma alternativa interessante para a diminuição de sua carga orgânica em efluentes. Dentre estes processos, o fenton heterogêneo tem se destacado bastante por sua aplicabilidade e custo relativamente baixo. Neste trabalho, óxidos de ferro (goethitas) dopados com titânio 5% foram preparados a partir da hidrólise dos sais precursores e caracterizados por difratometria de raios-X. Posteriormente, esses materiais foram testados para degradação da rodamina B utilizando o processo conhecido como fenton heterogêneo. Os resultados indicaram que o único óxido de ferro formado foi a goethita não havendo coexistência de outras fases de ferro nem formação de óxido de titânio. Para os testes catalíticos, houve maior eficiência para a goethita a 5% de titânio.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-03
How to Cite
Fontoura Neves, I., Onofre Nicoli, S., Facini Tessinari, R., & dos Santos Anastácio, A. (2016). PREPARO DE GOETHITAS DOPADAS COM TITÂNIO PARA REMOÇÃO DE RODAMINA B DO MEIO AQUOSO. Revista Univap, 22(40), 98. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1175
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1175Abstract
Rejeitos industriais representam um importante problema ambiental. A grande quantidade de compostos orgânicos despejados em corpos d’água podem causar graves consequências como, por exemplo, a queda de oxigênio dissolvido nos recursos hídricos, o que provoca um desequilíbrio ao ecossistema aquático. A rodamina B é de difícil degradação, sendo os processos oxidativos avançados uma alternativa interessante para a diminuição de sua carga orgânica em efluentes. Dentre estes processos, o fenton heterogêneo tem se destacado bastante por sua aplicabilidade e custo relativamente baixo. Neste trabalho, óxidos de ferro (goethitas) dopados com titânio 5% foram preparados a partir da hidrólise dos sais precursores e caracterizados por difratometria de raios-X. Posteriormente, esses materiais foram testados para degradação da rodamina B utilizando o processo conhecido como fenton heterogêneo. Os resultados indicaram que o único óxido de ferro formado foi a goethita não havendo coexistência de outras fases de ferro nem formação de óxido de titânio. Para os testes catalíticos, houve maior eficiência para a goethita a 5% de titânio.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode