TRATAMENTO DE RIZOGÊNESE INCOMPLETA COM REVASCULARIZAÇÃO PULPAR: CASO CLÍNICO

Beatriz Gabriela Santos, Iana Wild, Miguel Christian Castillo Marin, Flávia Goulart da Rosa Cardoso

Resumo


A revascularização, proporciona continuação do desenvolvimento radicular em espessamento das paredes radiculares. Foi estabelecido um protocolo dividido em duas sessões. Na primeira sessão foi realizado acesso ao canal radicular, odontometria, PQC (preparo químico-cirúrgico) pela técnica seriada preconizada da lima #40 tipo K até a lima #80 tipo K, utilizando hipoclorito de sódio 2,5% como irrigação, e medicação intracanal, pasta tri-antibiotica (PTA) entre sessões por 21 dias, selamento com cimento de ionômero de vidro (CIV). Na segunda sessão foi realizado remoção da PTA com abundante irrigação com soro fisiológico seguido do processo de revascularização pela injuria dos tecidos periapicais com lima #20 tipo K, promovendo sangramento até o preenchimento total do conduto, selamento da entrada do canal com uma rolha de MTA (Cimento Reparador Biocerâmico – Angelus) e a câmara coronária com CIV. Realizado acompanhamento clínico e radiográfico mensal, durante três meses observando-se reparação da lesão periapical e discreta neoformação radicular na porção distal da raiz.

Palavras-chave


Revascularização Pulpar, Rizogênese Incompleta, Apicificação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.