AVALIAÇÃO DE ANTIBIÓTICO EM LEITE CRU REFRIGERADO

Gabriella Silva De Aguiar, Alessandra De Fatima Ulisses, Larissa Rodrigues Gomes, Luan Ítalo Rebouças Rocha, Maria Isabel Suhet

Resumo


Resíduos de antimicrobianos no leite não são eliminados no tratamento térmico e sua presença pode causar problemas de saúde pública, surgimento de resistência bacteriana e prejuízos econômicos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a presença de resíduo de antibióticos no leite cru refrigerado destinado ao processamento. Foram analisadas amostras de 15 tanques de refrigeração, de propriedades rurais no município de Alegre-ES no período de agosto a dezembro de 2015, utilizado o teste eclipse 50®. Das amostras avaliadas, 4 (26,7%) foram positivas e 11 (73,3%) negativas. Das amostras positivas, 50% foram de tanques individuais e 50% de coletivos, indicando que o uso desse tipo de medicamento independe da capacidade produtiva. Em entrevista, os produtores não admitiram usar ou terem feito uso recente de antibióticos nos animais em lactação, isso nos remete a falta de conscientização desses para o perigo dessa prática. Portanto, há necessidade de maior fiscalização em relação à qualidade do leite na região, estudos complementares envolvendo maior número de produtores e um trabalho de caráter educacional.

Palavras-chave


Qualidade do leite; Resíduos; Saúde pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.