APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS NA ANÁLISE DE CONCRETO ASFÁLTICO CONTENDO RAF COMO AGREGADO
APPLICATION OF FINITE ELEMENT METHOD ANALYSIS OF HOT MIX ASPHALT WITH WFS AS AN AGGREGATE
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4431
Resumo
O reuso de resíduos industriais, como Resíduo de Areia de Fundição (RAF), é uma alternativa para redução do uso de agregados minerais. Estes resíduos são similares aos agregados utilizados na pavimentação asfáltica; todavia, é preciso comprovar sua viabilidade técnica. Neste sentido, modelos computacionais por Métodos de Elementos Finitos (MEF), complementam resultados empíricos, simulando o comportamento deste pavimento alternativo. Neste artigo foi construído um modelo computacional com MEF, simulando o comportamento do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) contendo RAF como agregado no ambiente do software Abaqus. O modelo foi validado ao comparar dados resposta com resultados empíricos. Em seguida foi analisando quanto ao seu comportamento mecânico e em dois estudos de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a resultados empíricos. Confirmando a aplicabilidade do MEF na engenharia rodoviária, particularmente em CBUQ contendo RAF
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Referências
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Publicado
2023-10-04
Como Citar
Dyer, P. P. O. L., Lauer Coppio, G. J. ., de Simones Cividanes, L., Silva, S. A., Gutierrez Klinsky, L. M. ., Betioli Ribeiro, D., & Geimba de Lima, M. (2023). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS NA ANÁLISE DE CONCRETO ASFÁLTICO CONTENDO RAF COMO AGREGADO. Revista Univap, 29(63). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4431
Edição
Seção
Ciências Exatas e da Terra
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Copyright (c) 2023 Revista Univap
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4431Resumo
O reuso de resíduos industriais, como Resíduo de Areia de Fundição (RAF), é uma alternativa para redução do uso de agregados minerais. Estes resíduos são similares aos agregados utilizados na pavimentação asfáltica; todavia, é preciso comprovar sua viabilidade técnica. Neste sentido, modelos computacionais por Métodos de Elementos Finitos (MEF), complementam resultados empíricos, simulando o comportamento deste pavimento alternativo. Neste artigo foi construído um modelo computacional com MEF, simulando o comportamento do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) contendo RAF como agregado no ambiente do software Abaqus. O modelo foi validado ao comparar dados resposta com resultados empíricos. Em seguida foi analisando quanto ao seu comportamento mecânico e em dois estudos de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a resultados empíricos. Confirmando a aplicabilidade do MEF na engenharia rodoviária, particularmente em CBUQ contendo RAF
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