“FUTEBOL TAMBÉM É COISA DE MENINA”: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO FEMININO NA ESCOLA

Anilse Maria Picollo Borttolin

Resumo


Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre o gênero feminino nas três turmas de sétimas séries do período vespertino da E.E.B. Natálio Vassoler, Forquilhinha (SC), tendo como objetivo identificar e analisar como as meninas são tratadas e como elas reagem perante as oportunidades ou impedimentos nas práticas esportivas, quando o assunto é o futebol na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de LOURO (1997), COSTA (2001), SARTORI (2004) e CONNELL (2009), levando em consideração documentos como os PCNs: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (1998), PCNs: Educação Física (1998), entre outros. Os dados do estudo são compostos por produções textuais escritas, como opiniões relatadas em um breve depoimento pelos meninos e meninas das referidas séries, a partir da leitura, compreensão e discussão do texto “Futebol também é coisa de menina”, do livro didático de Língua Portuguesa do 4º ano do ensino fundamental de Prado e Hülle, uma reportagem publicada pela revista Recreio, da Editora Abril, do mês de maio de 2000. O trabalho permitiu compreender que as relações sexistas nessas turmas reforçam a existência de desigualdade entre os meninos e meninas no espaço esportivo escolar, do qual as meninas ainda se sentem excluídas. Percebem-se diferenças nas funções sociais que vivem e nos quais continuam visualizando os valores construídos socialmente ao longo do tempo.

Palavras-chave: Gênero feminino; Desigualdade; Inclusão; Futebol na Escola.


Palavras-chave


Gênero feminino; Desigualdade; Inclusão; Futebol na Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.27

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