AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS


Autores

  • Paulo Hernandes Gonçalves da Silva IFTO Campus Colinas do Tocantins UFT Campus Araguaína
  • Francisco Edviges Albuquerque Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1877

Resumo

O estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas.

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Biografia do Autor

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, IFTO Campus Colinas do Tocantins UFT Campus Araguaína

Doutorando em Letras pela UFT

Professor Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional no IFTO

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Doutor/Professor da Universidade Federal do Tocantins no programa de Mestrado e Doutorado em Letras.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silva, P. H. G. da, & Albuquerque, F. E. (2018). AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS. Revista Univap, 24(44), 39–53. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1877