AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, Francisco Edviges Albuquerque

Resumo


O estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas.


Palavras-chave


Ciências do léxico; docentes; educação escolar indígena.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1877

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