ESTIMATIVA DE ÁREA FOLIAR DE TAMARILHO ATRAVÉS DE EQUAÇÕES LINEARES

Fábio Oseias dos Reis Silva, Paulo Henrique Dionízio Luiz, Fabrício Darley Paixão Fernandes, Paloma Francisca Pancieri de Almeida, José Darlan Ramos

Resumo


Objetivou-se avaliar diferentes modelos não destrutivos de estimativa da área foliar de tamarilho através de medidas do comprimento (C) e largura do limbo foliar (L). Amostraram-se folhas de tamarilho totalizando 100 folhas, das quais 50 foram utilizadas para se construir os modelos e as outras 50 folhas foram utilizadas para validação das equações de área foliar estimada (AFest). A área real das folhas foram obtidas através do software ImageJ. Correlações foram realizadas entre a área foliar obtida pelo software com as dimensões lineares de L e C e além dessas correlações foram utilizadas regressões lineares múltiplas. Quatro modelos matemáticos foram obtidos através de regressões lineares simples e múltiplas. As equações AFest= 23,56L+9,97C+54,27 e AFest = 0,70CL+54,27 foram eficientes para estimar a área foliar de Tamarilho, no entanto, pode-se utilizar com alta precisão a equação AFest = 37,83L- 274,71 devido a facilidade prática de uso.


Palavras-chave


Solanum betaceum; Predição de área foliar; Modelagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.