MULHER DE PEITO: FALANDO ABERTAMENTE SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Bruna Barcelos Fernandes, Klindia Ramos Barcelos, Fabiana Dável Canal

Resumo


O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia maligna mais freqüente em mulheres no mundo, e essa constatação pode ser percebida devido ao elevado número de diagnósticos em casos que a doença já se apresenta avançada. Falar sobre uma vida que imprevisivelmente vivenciou a experiência do adoecer é tocar o impalpável, é sentir dores, lutas, e perceber que ao pesquisar seu mundo, as experiências já não são mais singulares, mas compartilháveis, mesmo que em proporções distintas. Vivenciar o câncer e tudo que a doença carrega consigo é doloroso, mas é possível em meio a todo sofrimento, criar estratégias de enfrentamento diante de tudo que a doença apresenta. Desta forma, através de um relato de caso, este trabalho tem por intuito abordar a experiência de S.M.A (nome fictício para não expor a entrevistada), evidenciando a descoberta da doença e análises acerca do que vivenciou ao longo do tratamento.


Palavras-chave


Câncer de mama; enfrentamento; ressignificação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1608

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.