AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE RADÍCULAS DE MILHO EXPOSTAS A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DO HERBICIDA 2,4-D

Isabela Breder Vargas, Rogério de Souza Nóia Júnior, José Augusto de Oliveira David

Resumo


A utilização de agrotóxicos se faz presente em todo o Brasil, alguns possuem efeitos mutagênicos em células vegetais já provados, e seu uso indiscriminado pode levar a contaminação do solo e da água. Dentre esses produtos químicos, destaca-se os herbicidas que são muito utilizados na agricultura, no qual encontra-se inserido o ácido diclorofenoxiacético ou 2,4-D. O uso deste herbicida é recomendado em culturas de milho, entretanto, ainda são escassos trabalhos na literatura que demonstram seu efeito nas células deste vegetal, o que levou este trabalho a avaliar os efeitos do herbicida 2,4-D, em diferentes concentrações, no ciclo celular de células da raiz de milho (Zea mays). Os resultados demonstraram que há redução no crescimento de raízes de milho conforme é aumentada a concentração do herbicida, demonstrando a sensibilidade de tal semente ao herbicida, que acaba por induzir sua taxa de crescimento.

Palavras-chave


Crescimento; ecotoxicologia; herbicida; mutagenicidade; 2,4-D.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.