AVALIAÇÃO MOLECULAR DAS VIAS IMUNOLÓGICAS DE SINALIZAÇÃO CELULAR EM Aedes aegypti INFECTADO COM Metarhizium anisopliae

Adriano Rodrigues de Paula, Sara Z. Cabral, Anderson Ribeiro, Richard I. Samuels, Rodrigo N. da Fonseca3, Simone A. Gomes, Flávia B. Mury

Resumo


Recentes trabalhos mostraram que fêmeas de Aedes aegypti alimentadas com sangue foram menos suscetíveis ao fungo Metarhizum anisopliae, comparado com fêmeas alimentadas com sacarose. Desde então estudos tem sido feitos investigando o porquê desses resultados. No presente trabalho foi avaliado a expressão dos genes relacionados às vias Toll, Immune Deficiency (IMD) e Janus Quinase (JAK-STAT) de A. aegypti alimentadas com sangue ou sacarose. As fêmeas de A. aegypti foram infectadas com M. anisopliae e 48 horas depois foram dissecadas para obtenção do corpo gorduroso (CG) e epitélio intestinal (EI). Realizou-se extração de RNA total, obtenção de cDNA e análise por PCR em tempo real. Nossos resultados mostraram que ocorreu uma modulação positiva na expressão dos genes Relish 1A, Cactus e STAT no epitélio intestinal e corpo gorduroso em fêmeas alimentadas com sacarose e infectadas com fungo. 


Palavras-chave


Aedes aegypti, Sistema imune, Metarhizium anisopliae.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.