COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ANUROS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL AUGUSTO RUSCHI

Matheus de Toledo Moroti, Jonatas Alves Ferreira Neto, Andriele Cristina dos Santos, Mariana Pedrozo, Ibere Farina Machado, Cristina Pacheco Soares

Resumo


Este trabalho teve como objetivo geral avaliar a riqueza de espécies de anuros determinando a sua distribuição espacial e sua sazonalidade. A área de estudo compreende o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, em São José dos Campos (SP). Foram registradas 33 espécies de anuros. A maior riqueza de espécies encontradas vocalizando foi na estação chuvosa e quente, no entanto em relação as análises estatísticas, apenas a temperatura máxima e média mensal apresentaram resultados significativos na riqueza de espécies. As espécies foram encontradas distribuídas em diferentes micro-hábitats e macro-hábitats, mostrando que o PNMAR possui uma heterogeneidade ambiental. Os resultados aqui apresentados podem ser utilizados para o manejo do PNMAR, a fim de criar estratégias de preservação dos diferentes habitats de reprodução.

Palavras-chave


Anfíbios, organização de comunidades, hábitat, riqueza de espécies, reprodução.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1213

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.