O ESTADO DA ARTE NA AMBIÊNCIA DA INTERNET: COMO ESTÁ A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ASSISTENTE SOCIAL?


Authors

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. End.: Rua Visconde do Rio Branco, 210 Centro Taubaté, SP. CEP: 12020-040.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i37.281

Abstract

A qualificação profissional no âmbito da docência, pesquisa e intervenção passa, necessariamente, pela educação permanente. Para elaboração deste “estado da arte” de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise, categorias estas representadas pelos seguintes descritores: “educação permanente”, “formação continuada”, “capacitação”, “reciclagem profissional”, “SUAS”, “NOB-RH/SUAS” e “serviço social”.  A abordagem se configura como bibliográfica e quanti-qualitativa. Nessa direção, analisou-se criticamente a literatura acerca da educação permanente do assistente social no contexto do Sistema Único de Assistência Social, após regulamentação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos. A tendência da produção científica demonstra que tematizar questões referentes à educação permanente vem se constituindo como um grande desafio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP, Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Published

2015-08-04

How to Cite

Marcondes, N. A. V., Brisola, E. M. A., & Chamon, E. M. Q. de O. (2015). O ESTADO DA ARTE NA AMBIÊNCIA DA INTERNET: COMO ESTÁ A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ASSISTENTE SOCIAL?. Revista Univap, 21(37), 65–79. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i37.281

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas

Most read articles by the same author(s)

> >>