O USO DE MODELO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Elaine Gimenez Guimarães, Lorena Souza Castro, Keminy Ribett Bautz, Gustavo Lemos Rocha

Resumo


A biologia celular é uma das sub áreas da Biologia mais problemáticas, que desafiam a comunidade escolar. Nesse âmbito, é notável a dificuldade apresentada pelos discentes na compreensão de temas como dimensão celular e funções desempenhadas pelas organelas, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias que objetivem ampliar e facilitar discussões dessa natureza. Tendo isso em vista, o presente trabalho relata a utilização de um modelo tridimensional de uma célula eucariota como ferramenta de apoio ao ensino de temas em citologia, assim como uma atividade dinâmica em que foi estabelecida uma analogia entre a célula e uma cidade. Ao fim do processo, foi detectado um melhor rendimento e um aumento no interesse pelo tema por parte dos discentes participantes.


Palavras-chave


Conhecimento prévio, Biologia celular, Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.972

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.