O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO COMO EQUIPAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES


RAILWAY HERITAGE AS URBAN EQUIPMENT IN SMALL CITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i69.4628

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento acerca da preservação do patrimônio ferroviário em cidades de pequeno porte. Portanto, tem como principal recorte de estudos a denominada “Linha do Rio Grande”, porção da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Isto porque, a maior parte das cidades que eram contempladas por esta ferrovia são de pequeno porte. Contemplando especialmente as antigas estações ferroviárias situadas na zona urbana, bem como o espaço livre encontrado em seu entorno, pretende-se demonstrar que estes locais possuem um grande potencial como equipamento urbano, tanto para cultura e lazer, quanto para diversos usos que sejam coerentes com as demandas locais

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Biografia do Autor

Beatriz Alves Goulart Rocha, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP)

Doutoranda pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAU-UFU) na linha de Pesquisa: Arquitetura e Cidade: teoria, história e conservação. Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD - UFU). Possui experiência em docência através da atuação como professora substituta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU), além da atuação no desenvolvimento de projetos de arquitetura e interiores.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Alves Goulart Rocha, B. (2024). O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO COMO EQUIPAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES. Revista Univap, 30(69). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i69.4628