O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO COMO EQUIPAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES
RAILWAY HERITAGE AS URBAN EQUIPMENT IN SMALL CITIES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i69.4628
Resumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento acerca da preservação do patrimônio ferroviário em cidades de pequeno porte. Portanto, tem como principal recorte de estudos a denominada “Linha do Rio Grande”, porção da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Isto porque, a maior parte das cidades que eram contempladas por esta ferrovia são de pequeno porte. Contemplando especialmente as antigas estações ferroviárias situadas na zona urbana, bem como o espaço livre encontrado em seu entorno, pretende-se demonstrar que estes locais possuem um grande potencial como equipamento urbano, tanto para cultura e lazer, quanto para diversos usos que sejam coerentes com as demandas locais
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Referências
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Publicado
2024-12-18
Como Citar
Alves Goulart Rocha, B. (2024). O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO COMO EQUIPAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES. Revista Univap, 30(69). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i69.4628
Edição
Seção
Sinapeq
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Univap
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i69.4628Resumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento acerca da preservação do patrimônio ferroviário em cidades de pequeno porte. Portanto, tem como principal recorte de estudos a denominada “Linha do Rio Grande”, porção da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Isto porque, a maior parte das cidades que eram contempladas por esta ferrovia são de pequeno porte. Contemplando especialmente as antigas estações ferroviárias situadas na zona urbana, bem como o espaço livre encontrado em seu entorno, pretende-se demonstrar que estes locais possuem um grande potencial como equipamento urbano, tanto para cultura e lazer, quanto para diversos usos que sejam coerentes com as demandas locais
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