ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIGIENICOSSANITÁRIAS DE FOOD TRUCKS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.414
Resumo
Devido ao aumento do hábito da alimentação fora do domicílio, os food trucks, um americanismo, fizeram sucesso no Brasil por oferecerem praticidade e agilidade. Para a garantia de um alimento seguro que evite surtos de doenças transmitidas por alimentos, é essencial verificar se os estabelecimentos estão de acordo com a legislação municipal vigente. O objetivo do estudo foi analisar as condições higienicossanitárias de food trucks no município de São Paulo. Foram analisados 11 estabelecimentos, em seu horário de funcionamento. Para a coleta de dados utilizou-se um check-list adaptado e os resultados comparados com a portaria municipal nº 2619/11. Os itens que mais apresentaram não conformidade foram: vestimenta; higienização dos reservatórios de água; pré-preparo dos alimentos; acondicionamento e transporte; presença de barreiras físicas entre as diferentes bancadas de trabalho; organização e armazenamento de utensílios; controle de pragas e ausência de Procedimentos Operacionais Padronizados. Uma particularidade encontrada refere que, pelo alimento só ser finalizado sob demanda do consumidor, 72,9% dos estabelecimentos não tinham a necessidade de armazená-lo sob condições de temperatura e tempo adequadas. Por se localizarem em locais abertos, os food trucks estão vulneráveis à presença de micro-organismos e poluentes. Concluiu-se que a análise das condições higienicossanitárias dos food trucks revelou-se insatisfatória, devendo haver uma adequação quanto às normas já preconizadas pela Portaria 2619/11, bem como maior atenção nos veículos e nas cozinhas de apoio.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-17
Como Citar
Fernandes, R. de C. de S., Lima, M. de A., Campos, E. M. C., Salvador, A. C. de A., Braga, B. D., Souza, N. P. de, Chaud, D. M. A., & Abreu, E. S. de. (2018). ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIGIENICOSSANITÁRIAS DE FOOD TRUCKS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Revista Univap, 24(46), 42–60. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.414
Edição
Seção
Ciências da Saúde
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.414Resumo
Devido ao aumento do hábito da alimentação fora do domicílio, os food trucks, um americanismo, fizeram sucesso no Brasil por oferecerem praticidade e agilidade. Para a garantia de um alimento seguro que evite surtos de doenças transmitidas por alimentos, é essencial verificar se os estabelecimentos estão de acordo com a legislação municipal vigente. O objetivo do estudo foi analisar as condições higienicossanitárias de food trucks no município de São Paulo. Foram analisados 11 estabelecimentos, em seu horário de funcionamento. Para a coleta de dados utilizou-se um check-list adaptado e os resultados comparados com a portaria municipal nº 2619/11. Os itens que mais apresentaram não conformidade foram: vestimenta; higienização dos reservatórios de água; pré-preparo dos alimentos; acondicionamento e transporte; presença de barreiras físicas entre as diferentes bancadas de trabalho; organização e armazenamento de utensílios; controle de pragas e ausência de Procedimentos Operacionais Padronizados. Uma particularidade encontrada refere que, pelo alimento só ser finalizado sob demanda do consumidor, 72,9% dos estabelecimentos não tinham a necessidade de armazená-lo sob condições de temperatura e tempo adequadas. Por se localizarem em locais abertos, os food trucks estão vulneráveis à presença de micro-organismos e poluentes. Concluiu-se que a análise das condições higienicossanitárias dos food trucks revelou-se insatisfatória, devendo haver uma adequação quanto às normas já preconizadas pela Portaria 2619/11, bem como maior atenção nos veículos e nas cozinhas de apoio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode