ASSOCIAÇÃO ENTRE DISCINESIA ESCAPULAR E PROCESSOS ÁLGICOS DECORRENTES DE LESÕES NA ARTICULAÇÃO GLENO-UMERAL

Luis Gustavo Prado Moreira, Liliane Pereira

Resumo


A discinese escapular é uma alteração mecânica comum entre a população jovem, sua causa é decorrente de um desequilíbrio de força dos músculos estabilizadores da escápula e em decorrência disso busca-se entender a mesma é responsável por quadros álgicos na glenoumeral. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, incluindo ensaios clínicos publicados entre os anos de 2009 à 2016. As bases de dados utilizadas foram PubMed, Science Direct, Scielo e PEDro. Resultados: A discinese escapular quando presente em graus avançados pode ser um gerador de quadro álgico. Conclusão: Entende-se que processos álgicos na articulação glenoumeral pode ser decorrente de discinese escapular, já que a mesma é capaz de deixar os tecidos adjacentes mais irritáveis.

 


Palavras-chave


Escápula; discinese; tratamento; dor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1630

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.