INFLUÊNCIA DA ESPESSURA E INTEGRIDADE DE COBERTURA PLÁSTICA NA GERMINAÇÃO DE Brassica oleracea var. capitata

Amanda Duim Ferreira, Ana Paula Garcia Fernandes, Yohanna Cézar Boroto, Maria Luiza Pereira Pinto, Thainá Ambrósio Ambrósio, Ana Carolina Roos Pinheiro, Douglas Gomes Viana

Resumo


Objetivou-se avaliar a influência da espessura e integridade de coberturas plásticas na germinação de sementes de repolho (Brassica oleracea var. capitata) cultivadas principalmente na região serrana do Espírito Santo.  O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia de Sementes no Campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em esquema fatorial 2 x 2, com quatro repetições em delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos consistiram de duas espessuras de cobertura dos recipientes (0,06 mm - plástico fino; 0,10 mm - plástico grosso) e a ausência ou presença de furos centralizados na secção superior dos recipientes. As contagens foram feitas do primeiro ao sétimo dia, sendo avaliados os seguintes parâmetros: porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação, coeficiente de velocidade de germinação e perda de água diária. Verificou-se que não há influência significativa da integridade da cobertura plástica sobre a germinação e é preferível o uso de coberturas plásticas com menor espessura de modo a possibilitar as trocas gasosas.


Palavras-chave


umidade; substrato; oxigênio; trocas gasosas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1052

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.