FITOTOXICIDADE DO P. glaucum, EM DIFERENTES DOSES DE SULFENTRAZONE, APÓS REMEDIAÇÃO DE C. juncea

Ana Carolina Roos Pinheiro, Esequiel Santos, Benedicto Barbosa Netto, João Carlos Madalão, Amanda Duim Ferreira, Fabio Ribeiro Pires

Resumo


Os herbicidas com elevado período residual, podem vir a provocar danos às espécies subsequentes, que apresentem sensibilidade a esses compostos. O objetivo foi avaliar o grau de fitotoxicidade do P. glaucum, após remediação da C. juncea. Cultivaram-se plantas de C. juncea em vasos até seu florescimento, aonde procederam-se a separação do solo rizoférico (previamente cultivado) e solo não rizosférico (não cultivado). Os tratamentos foram compostos pela combinação entre dois tipos de solo e quatro níveis de contaminação pelo sulfentrazone, disposto em esquema fatorial 2x4, após período de incubação, realizou-se a semeadura do P. glaucum. Notou-se melhor desenvolvimento e estabelecimento da planta bioindicadora em solos previamente cultivados, especialmente na dose de 200 g ha-1, enquanto para o solo não cultivado, o nível de fitotoxicidade de 100%. Após avaliação, observou-se a eficiência na remediação do composto pela C. juncea e a sensibilidade do P. glaucum.

Palavras-chave


Pennisetum glaucum, Crotalaria juncea, bioindicador, sulfentrazone, fitotoxicidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.