AVALIAÇÃO MOLECULAR E QUÍMICA DA PFAFFIA SPP. (GINSENG- BRASILEIRO) COMERCIALIZADO NO MERCADO BRASILEIRO POR DNA BARCODING E CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Natan Silva Matos, Winner Duque Rodrigues, Verônoica Luiza Silveira Fialho, Rayssa Amaral Passamani, Juliana Aparecida Severi, Greiciane Gaburro Paneto

Resumo


Plantas da espécie Pfaffia são amplamente comercializadas em território nacional e são popularmente conhecidas como Ginseng-brasileiro. Porém, a falta de identificação correta das espécies comercializadas tem gerado fraudes no comércio e expondo a população ao risco, fazendo-se necessário desenvolvimento de novas metodologias de identificação. Nesse projeto, identificou-se  geneticamente, utilizando o código de barras de DNA, e quimicamente, utilizando a técnica de Cromatografia em Camada Delgada (CCD) espécimes de Ginseng-brasileiro vendidas no mercado nacional e comparaou com espécimes de referências botanicamente identificadas. Foi possível identificar fraude na venda dos fitoterápicos em questão em pelo menos três amostras comerciais, as quais continham uma espécie diferente da descrita no rótulo. As metodologias de análise por CCD e DNA barcoding foram complementares, e podem ser propostas como alternativa no controle de qualidade destes fitoterápicos.

Palavras-chave


DNA barcoding; CCD; Ginseng-brasileiro; ITS; Pfaffia spp.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.