O PAPEL DOS MEDICAMENTOS NO CONTROLE DA CARGA VIRAL E DE CÉLULAS CD4 EM PACIENTES COM HIV DE UMA CIDADE DO MEIO- OESTE DE SANTA CATARINA

Vilmair Zancanaro, Mayara Bordignon, Jayna Hüntermann, Emyr Hiago Bellaver

Resumo


O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), agente etiológico responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é de ampla distribuição e instala-se nos linfócitos, causando alterações no sistema imunológico. Contagens de células TCD4+ e carga viral (CV) servem como parâmetros para monitorar a saúde dos pacientes que utilizam a terapia antirretroviral (TARV). O estudo objetivou elucidar o papel dos medicamentos no controle da CV e na contagem de células TCD4++, comparando os resultados antes e depois do início da TARV, entre 2011-2014. Ao todo 10 laudos cedidos pela Vigilância Epidemiológica de uma cidade do Meio - Oeste de Santa Catarina foram avaliados para obtenção dos dados, caracterizando esta uma pesquisa aplicada. Houve prevalência de 70% de contaminação no sexo feminino entre 38-48 anos. O tratamento de primeira linha foi à dose tripla combinada: Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). Apesar da diminuição do número de doses e comprimidos, a adesão aos antirretrovirais (ARV) ainda, representa um grande obstáculo a ser superado dentro da farmacologia. Observou-se, também, que pessoas em uso da TARV mantêm contagens de TCD4+ acima de 500 células/mm3 e CV indetectável, conseguindo levar uma vida normal com expectativa semelhante à da população em geral.


Palavras-chave


Herpes-zóster orofacial; herpes-zóster facial; neuralgia pós-herpética; neuralgia pós-hérpetica do nervo trigêmeo; terapia laser de baixa intensidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.1807

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.