ANÁLISE CELULAR E MOLECULAR DO PROCESSO APOPTÓTICO EM CÉLULAS ESTRELADAS HEPÁTICAS TRATADAS COM O PEPTÍDEO ANGIOTENSINA-(1-7).

Autores

  • Letícia Ferreira Ramos Universidade Estadual Paulista
  • Brenda de Oliveira da Silva Universidade Federal de Ouro Preto/Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB).
  • Letícia Rocha Gonçalves Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Departamento de Biologia
  • Karen Cristiane Martinez de Moraes Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1379

Palavras-chave:

células estreladas hepáticas, estresse oxidativo, fibrose hepática, morte e equilíbrio celular.

Resumo

O fígado possui funções importantes e danos excessivos neste órgão acarretam em alterações metabólicas que podem induzir o aparecimento da fibrose do órgão. Dependendo da intensidade e persistência do estímulo indutor da fibrose, estes podem levar à cirrose e até mesmo ao hepatocarcinoma. Sabe-se que a necrose e a apoptose podem ocorrer em resposta a danos crônicos, mas também podem reverter o quadro fibrosante. Além disso, durante estímulos negativos, o estresse oxidativo também contribui para o estabelecimento da fibrose.  Uma das células relacionadas com a fibrogênese do órgão são as células estreladas hepáticas. Estas se apresentam quiescentes em fígados saudáveis e ativadas em fígados doentes. Atualmente terapias inovadoras são objetivadas e a Angiotensina-(1-7) [Ang-(1-7)], desponta-se como um possível elemento modulador da fibrose. Neste estudo observou-se a atuação da Ang-(1-7) no controle de mecanismos negativos no equilíbrio dessas células.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Ferreira Ramos, L., da Silva, B. de O., Gonçalves, L. R., & de Moraes, K. C. M. (2017). ANÁLISE CELULAR E MOLECULAR DO PROCESSO APOPTÓTICO EM CÉLULAS ESTRELADAS HEPÁTICAS TRATADAS COM O PEPTÍDEO ANGIOTENSINA-(1-7). Revista Univap, 22(40), 671. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1379