O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: ALCANCE CONCEITUAL NA VISÃO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES BRASIEIROS

Autores

  • Felipe Marquette de Sousa Universidade do Vale do Paraiba
  • Jéssica Rotta Alves Universidade do Vale do Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1244

Palavras-chave:

Trabalho escravo, Interpretação, Tribunais Superiores

Resumo

Resumo - Não obstante todo o sistema de proteção ao trabalhador na seara jurídica nacional ou internacional, de ordem Constitucional ou Infraconstitucional, o Brasil ainda enfrenta um problema recorrente: a existência de trabalho escravo. Diferentes termos, expressões e adjetivos são comumente utilizados pelos estudiosos para configurar práticas e situações aviltantes de trabalho. O objetivo do presente estudo é trazer à reflexão o posicionamento dos Tribunais Superiores Brasileiros acerca do tema e o alcance conceitual. A metodologia constitui-se de análise jurisprudencial complementada por produções científicas de livros e revistas especializadas.Interpretação ampla da caracterização do trabalho escravo é o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal de Justiça, principalmente quando a situação afronta a individualidade e a dignidade do trabalhador. A visão restritiva que era comum no Supremo Tribunal Federal, tornou-se mais ampla a partir de 2012, concorrendo para uma uniformização da jurisprudência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Marquette de Sousa, Universidade do Vale do Paraiba

Advogado formado pela Universidade do Vale do Paraíba, Pós-graduando em Direito Constitucional pela Faculdade Damásio de Jesus e pesquisador.

Jéssica Rotta Alves, Universidade do Vale do Paraiba

Estudante do último ano de Direito pela Universidade do Vale do Paraíba e pesquisadora.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Marquette de Sousa, F., & Rotta Alves, J. (2017). O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: ALCANCE CONCEITUAL NA VISÃO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES BRASIEIROS. Revista Univap, 22(40), 591. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1244