SÍNTESE DO 2-ALIL-4-CLORO-6-ISOPROPIL-3-METILFENOL A PARTIR DO TIMOL

Ana Flávia Nunes de Paula Azevedo, Luan Ítalo Rocha, Patrícia Fontes Pinheiro, Luciana Alves Parreira, Luciano Menini

Resumo


A industria agroquímica busca apresentar compostos cada vez mais eficientes, seletivos e seguros sob a perspectiva ambiental. Nesse contexto, a síntese de novos compostos ativos partindo de materia-prima natural apresenta-se como forte alternativa. Os sistemas catalíticos, que utilizam condições suaves de temperatura e pressão e apresentam grande rendimento mostram-se extremamente eficientes e tem conquistado seu espaço nas pesquisas agroquimicas, bem como a sintese de clorofenois usando ions cloreto como fonte de cloro e um oxidante adequado. O presente trabalho propos sintetizar um composto inédito análogo ao herbicida dicamba, partindo do timol, um fenol de origem natural. Seguindo uma rota de sintese em tres etapas, que teve rendimento global de 84% pode-se desenvolver o composto 2-alil-4-cloro-6-isopropil-3-metilfenol, que foi caracterizado por espectrometria de massas e infravermelho.

Palavras-chave


catálise; organoclorados; timol.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.