REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DE UM GRUPO DE PESQUISA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: APRENDENDO NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das práticas de pesquisa em comunicação social para o desenvolvimento de um ensino qualificado nessa área. A partir de um breve histórico do LabCom Univap (que completa 4 anos de atividades), apontamos as principais dificuldades de compor e manter um grupo de pesquisa em uma área com pouca tradição científica. Discutimos sobre a importância de se criar uma cultura de pesquisa no campo de investigação da Comunicação, tão relevante neste momento social em que a informação tem muito valor. Nesse sentido, a estratégia do grupo de pesquisa deve ser ressignificar para os estudantes a ideia de saber que, na pesquisa, deve ser sistematizado para além do senso comum. Concluímos que os pontos positivos do grupo são evidenciar, para alunos e professores, a responsabilidade, disciplina e análise crítica como recursos essenciais para a construção sempre coletiva do saber.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-29
Como Citar
Ferreira, K. Z., & Barja, P. R. (2018). REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DE UM GRUPO DE PESQUISA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: APRENDENDO NA PRÁTICA. Revista Univap, 24(44), 128–136. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das práticas de pesquisa em comunicação social para o desenvolvimento de um ensino qualificado nessa área. A partir de um breve histórico do LabCom Univap (que completa 4 anos de atividades), apontamos as principais dificuldades de compor e manter um grupo de pesquisa em uma área com pouca tradição científica. Discutimos sobre a importância de se criar uma cultura de pesquisa no campo de investigação da Comunicação, tão relevante neste momento social em que a informação tem muito valor. Nesse sentido, a estratégia do grupo de pesquisa deve ser ressignificar para os estudantes a ideia de saber que, na pesquisa, deve ser sistematizado para além do senso comum. Concluímos que os pontos positivos do grupo são evidenciar, para alunos e professores, a responsabilidade, disciplina e análise crítica como recursos essenciais para a construção sempre coletiva do saber.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode