PROTOCOLO PARA A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO EM FERIDAS UTILIZANDO O LASER DE BAIXA INTENSIDADE: UMA PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.17
Resumo
Propõe-se a elaboração de um protocolo de intervenção de enfermagem em feridas, utilizando-se Laser de Baixa Intensidade (LBI), para subsidiar profissionais de saúde no cuidado delas. Os LBI utilizados como coadjuvantes no tratamento de feridas auxiliam a restauração tecidual, melhoram a regeneração e a cicatrização dos tecidos, atuam na inflamação e no edema, aliviando a dor. Utilizou-se metodologia descritivo-exploratória com abordagem quantitativa, cuja proposta foi submetida à apreciação de 18 juízes: 06 enfermeiros, 06 físicos, 06 médicos, todos especializados no assunto, que responderam voluntariamente, observadas todas as normas éticas, questões abertas e fechadas, sobre cada item do protocolo. Os resultados da análise pelos 18 juízes evidenciaram a necessidade, a abrangência, a sistematização da avaliação e aplicação efetiva da ferida e do registro dos dados. Dois juízes sugeriram alterar somente a sequência de algumas questões e dois opinaram adicionar a relação existente entre a energia total ministrada pelo laser e as áreas totais de tratamento e a distância entre os pontos de aplicação. Os resultados obtidos permitem inferir que a proposta é importante e necessária para a terapêutica com LBI em feridas e subsidiar a sistematização dessa terapêutica pelos enfermeiros e demais profissionais de saúde capacitados para esse fim.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-29
Como Citar
Sant’Anna, A. L. G. G. de, Giaretta, V. M. de A., & Posso, M. B. S. (2011). PROTOCOLO PARA A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO EM FERIDAS UTILIZANDO O LASER DE BAIXA INTENSIDADE: UMA PROPOSTA. Revista Univap, 17(29), 133–144. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.17Resumo
Propõe-se a elaboração de um protocolo de intervenção de enfermagem em feridas, utilizando-se Laser de Baixa Intensidade (LBI), para subsidiar profissionais de saúde no cuidado delas. Os LBI utilizados como coadjuvantes no tratamento de feridas auxiliam a restauração tecidual, melhoram a regeneração e a cicatrização dos tecidos, atuam na inflamação e no edema, aliviando a dor. Utilizou-se metodologia descritivo-exploratória com abordagem quantitativa, cuja proposta foi submetida à apreciação de 18 juízes: 06 enfermeiros, 06 físicos, 06 médicos, todos especializados no assunto, que responderam voluntariamente, observadas todas as normas éticas, questões abertas e fechadas, sobre cada item do protocolo. Os resultados da análise pelos 18 juízes evidenciaram a necessidade, a abrangência, a sistematização da avaliação e aplicação efetiva da ferida e do registro dos dados. Dois juízes sugeriram alterar somente a sequência de algumas questões e dois opinaram adicionar a relação existente entre a energia total ministrada pelo laser e as áreas totais de tratamento e a distância entre os pontos de aplicação. Os resultados obtidos permitem inferir que a proposta é importante e necessária para a terapêutica com LBI em feridas e subsidiar a sistematização dessa terapêutica pelos enfermeiros e demais profissionais de saúde capacitados para esse fim.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode