General Rules for Publication

Orientações para submissão de artigos

Os artigos e resenhas submetidos à Revista Univap, pelo site http://revista.univap.br, devem obedecer aos critérios a seguir.

  1. No arquivo (extensão .DOCx ou .RTF) a ser submetido para a Revista Univap (Passo 2 – Transferência do Manuscrito), não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), para assegurar a integridade da avaliação no sistema de Revisão por pares duplo cega (Double-blind peer review).
  1. Nos metadados da submissão (plataforma da Revista Univap) - devem ser informados os dados completos do(s) autor(es) - Nome, da titulação, local de trabalho, endereço postal completo, função que exerce(m) e-mail e ORCID devem ser preenchidos na submissão do artigo (Passo 3 – Inclusão de Metadados). Submissões sem o preenchimento completo dos metadados do(s) autor(es), serão arquivadas.
  1. Para as ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que, além de constar no corpo do artigo, os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente (Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares). As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de, no mínimo, 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 11 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO

1. Layout de página:

Os artigos devem ser elaborados em folha formato A4, margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

Recuo e espaçamento:

Os títulos (tópicos) devem respeitar o recuo de "0 cm".

Os demais parágrafos dos textos devem apresentar recuo 1cm (Entrelinhas simples) fonte Arial, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 11. Entradas de parágrafo, 1,00, a partir da margem. O texto deve ser justificado.

Limites/Restrições quanto a quantidade de páginas, figuras e referências:

São oferecidas oportunidades de melhores práticas, tornando mais flexível o número de palavras, figuras e referências nos artigos. Chamadas especiais ou dossiês temáticos poderão receber recomendações especiais.

2. Elementos:

2.1 Pré-textuais

a) Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.

b) Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira.

c) Resumo na língua do texto: O Resumo dever ser elaborado de acordo com as orientações da NBR 6028:2003. Deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras em Arial, fonte 12.

d) Resumo em língua estrangeira: Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé).

e) Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 e 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

f) Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés).

2.2 Textuais

a) Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado.

b) Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.

c) Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.

2.3 Pós-textuais

a) Nota(s) de rodapé: destinam-se a prestar esclarecimentos, tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Referem-se aos comentários e/ou observações pessoais do autor e são utilizadas para indicar dados relativos à comunicação pessoal.

As notas são reduzidas ao mínimo e situar no final da página. Para fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se os algarismos arábicos, em negrito, sobrescrito, com numeração progressiva nas folhas. Exemplo de uma nota explicativa: Os municípios, acompanhando a evolução da técnica e dos costumes¹.

b) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, observando-se a norma American Psychological Association - APA (American Psychological Association, 2020).

3.Adotamos a norma American Psychological Association – APA para citações e referências. O estilo de citações utilizado pela Normas APA é autor-data, conforme apresentado no quadro:

                                          Quadro 2 - Estilos básico de citação em texto

                                      Fonte: American Psychological Association (2020)

Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, observando-se a norma American Psychological Association - APA (American Psychological Association, 2020).

 

4. Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:

1. SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 Seção Secundária

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária


5. As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.

6. Para a lista de referências, elas devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), como nos seguintes exemplos:

a) Livro:

Pécora, A. (1996). Problemas de redação (4. ed.). Martins Fontes.

Citação entre parentes: (Pécora, 1996)

No corpo do texto: Pécora (1996)

b) Capítulo de livro:

Citação entre parentes: (Lacoste, 1989)

No corpo do texto: Lacoste (1989)

c) Artigo de periódico:

Citação entre parentes: (Silva & Ribeiro, 2021)

No corpo do texto: Silva e Ribeiro (2021)

d) Dissertações, Teses e Trabalhos Acadêmicos:

Citação entre parentes: (Braz, 2002)

No corpo do texto: Braz (2002)

e) Publicação impressa em papel e via internet:

Quando está disponível em versão impressa faz-se primeiro a referência da publicação em papel (geralmente são publicações periódicas), DOI (se houver) e depois menciona o acesso através da Internet.

Citação entre parentes: (Temporão, 2003)

No corpo do texto: Temporão (2003)

Citação entre parentes: (American Psychological Association, 2020)

No corpo do texto: American Psychological Association (2020)

f) Outros casos (casos de 21 autores ou mais):

Inserir os 19 primeiros autores, acrescentar reticências “...” e incluir o último autor.

Citação entre parentes: (Kalnay et al., 1996)

No corpo do texto: Kalnay et al. (1996)

Consultar as Normas da APA para Referências Bibliográficas na Biblioteca da Univap.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

a) O artigo deve ser inédito (e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista), seguindo a linha editorial da revista. Serão submetidos à apreciação do corpo editorial, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double-blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações forem demasiadas, os avaliadores podem rejeitar o artigo de maneira bem fundamentada. Os originais não serão devolvidos.

b) Em casos excepcionais serão aceitas revisões de literatura. Fica a critério do Comitê Científico a análise para encaminhamento da avaliação.

c) Todo e qualquer trabalho que envolva seres humanos ou animais, direta ou indiretamente, deve apresentar o respectivo protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Trabalhos que não apresentarem o número do protocolo de aprovação, serão arquivados.

d) O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

Importante

A Revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista. O acesso aos artigos, resenhas, relatos de experiências e demais textos será permitido, não sendo autorizada qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais de publicação à Revista.

Consulte também o Template disponível em:
http://www1.univap.br/revista/20220107_Template_Revista_Univap.doc
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