OS PONTOS DE PRETO-VELHO NA UMBANDA: RETRATOS DA ESCRAVIDÃO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759
Abstract
A umbanda, uma religião genuinamente brasileira, carrega em sua formação o sincretismo entre as crenças católica, espírita kardecista, indígena e matrizes negras (macumba e candomblé). Com diferentes linhas de trabalho, os pontos cantados durantes as sessões religiosas da linha dos pretos-velhos chamam a atenção por mencionar barbáries sofridas pelos negros na época da escravidão. Para evidenciar a produção e interpretar o sentido dos cantos, o presente trabalho foi desenvolvido principalmente através da pesquisa de campo dentro dos terreiros de umbanda, buscando indicar a ligação entre os pontos cantados e os fatos ocorridos nos tempos de escravidão no Brasil. A pesquisa evidencia que os pontos cantados da umbanda apresentam as marcas da barbárie e podem ser vistos como retratos da escravidão sob o registro da cultura popular.
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Published
2017-01-12
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Moraes, C. R., & Barja, P. R. (2017). OS PONTOS DE PRETO-VELHO NA UMBANDA: RETRATOS DA ESCRAVIDÃO. Revista Univap, 22(40), 298. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759Abstract
A umbanda, uma religião genuinamente brasileira, carrega em sua formação o sincretismo entre as crenças católica, espírita kardecista, indígena e matrizes negras (macumba e candomblé). Com diferentes linhas de trabalho, os pontos cantados durantes as sessões religiosas da linha dos pretos-velhos chamam a atenção por mencionar barbáries sofridas pelos negros na época da escravidão. Para evidenciar a produção e interpretar o sentido dos cantos, o presente trabalho foi desenvolvido principalmente através da pesquisa de campo dentro dos terreiros de umbanda, buscando indicar a ligação entre os pontos cantados e os fatos ocorridos nos tempos de escravidão no Brasil. A pesquisa evidencia que os pontos cantados da umbanda apresentam as marcas da barbárie e podem ser vistos como retratos da escravidão sob o registro da cultura popular.
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