REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DE UM GRUPO DE PESQUISA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: APRENDENDO NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361
Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das práticas de pesquisa em comunicação social para o desenvolvimento de um ensino qualificado nessa área. A partir de um breve histórico do LabCom Univap (que completa 4 anos de atividades), apontamos as principais dificuldades de compor e manter um grupo de pesquisa em uma área com pouca tradição científica. Discutimos sobre a importância de se criar uma cultura de pesquisa no campo de investigação da Comunicação, tão relevante neste momento social em que a informação tem muito valor. Nesse sentido, a estratégia do grupo de pesquisa deve ser ressignificar para os estudantes a ideia de saber que, na pesquisa, deve ser sistematizado para além do senso comum. Concluímos que os pontos positivos do grupo são evidenciar, para alunos e professores, a responsabilidade, disciplina e análise crítica como recursos essenciais para a construção sempre coletiva do saber.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-06-29
How to Cite
Ferreira, K. Z., & Barja, P. R. (2018). REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DE UM GRUPO DE PESQUISA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: APRENDENDO NA PRÁTICA. Revista Univap, 24(44), 128–136. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361
Issue
Section
Ciências Sociais Aplicadas
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.361Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das práticas de pesquisa em comunicação social para o desenvolvimento de um ensino qualificado nessa área. A partir de um breve histórico do LabCom Univap (que completa 4 anos de atividades), apontamos as principais dificuldades de compor e manter um grupo de pesquisa em uma área com pouca tradição científica. Discutimos sobre a importância de se criar uma cultura de pesquisa no campo de investigação da Comunicação, tão relevante neste momento social em que a informação tem muito valor. Nesse sentido, a estratégia do grupo de pesquisa deve ser ressignificar para os estudantes a ideia de saber que, na pesquisa, deve ser sistematizado para além do senso comum. Concluímos que os pontos positivos do grupo são evidenciar, para alunos e professores, a responsabilidade, disciplina e análise crítica como recursos essenciais para a construção sempre coletiva do saber.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode