SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E A VOCAÇÃO DE CRIAR MARCAS DE DISTINÇÃO PARA A CIDADE


Authors

  • Pedro Henrique Faria Machado Doutorando na PUC/SP
  • Maura Pardini Bicudo Véras PUC-SP - Departamento de Sociologia e Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.615

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar as fases da cidade de São José dos Campos - SP a partir da virada do século XX, quais sejam “sanatorial”, “industrial” (ou “polo tecnológico aeroespacial”) e de “inovação tecnológica”, ou como nós denominamos: “empreendedora”. Através de apropriações conceituais de David Harvey, entende-se que o forjamento dessas fases, definindo novos Capitais Simbólicos Coletivos tanto por fatos materiais quanto por construções discursivas visa, sobretudo, criar marcas de distinção que resultem em rendas de monopólio para a cidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Henrique Faria Machado, Doutorando na PUC/SP

Professora Titular do Departamento de Sociologia e Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais/ PUC-SP.

Published

2016-12-05

How to Cite

Machado, P. H. F., & Véras, M. P. B. (2016). SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E A VOCAÇÃO DE CRIAR MARCAS DE DISTINÇÃO PARA A CIDADE. Revista Univap, 22(40), 200. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.615