DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ECOLÓGICO NA ÁREA DE METALURGIA EXTRATIVA COMO COMPONENTE DA CARGA DE ALTO-FORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2462

Palavras-chave:

Briquetagem, briquete, auto-aglomerado, reciclagem.

Resumo

O presente trabalho destaca a aquisição de pelotas autofundantes na forma de briquetes consolidados a frio, utilizando para isto uma mistura fina de minério de ferro e manganês, CaO, CaCO3, dolomita, carvão e coque, aglomerados com escória de processo da refinação de aço de Tipo MRPL (Processo de Refino de Metal por Lance) como matéria-prima. Os resultados indicam que é possível produzir um aglomerado, com todos os resíduos gerados nas siderúrgicas integradas, pressionando e sujeitos a cura natural sem umidificação; A escória pode ser usada como um aglutinante, levando o briquete para apresentar uma resistência à compressão acima de 160 MPa, de acordo com os métodos ASTM C496 e ABNT 7222. Essa resistência é comparável ao valor do pellet e coque queimados. Essa qualidade permite ser carregada em um alto-forno grande e em outros equipamentos similares. Conclui-se que a briquetagem utilizando como ligante a escória de aço, permite atingir uma mistura de finos descartados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Esposti Veloso Machado, Centro Universitário de Volta Redonda -UNIFOA

Mestranda em Materiais.

André Luís de Brito Baptista, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Mestre em Materiais

Julia Cardoso Landim, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Mestranda em Materiais

Ingrid Ferreira Coutinho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Engenharia Metalúrgica

Roberto de Oliveira Magnago, Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA

Doutor em Física

Referências

ALVES, F.I.C. Produção de coque metalúrgico a partir de carvão densificado por vibrocompactação em forno de soleira aquecida. 2017. 77f. Dissertação (Mestrado. em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

ASTM C496 - AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. Standard Test Method for Splitting Tensile Strength of Cylindrical Concrete Specimens. United States: s.n., 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7222: Concreto e argamassa — Determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12654: Controle tecnológico de materiais componentes do concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7680: Concreto - Extração, preparo e ensaio de testemunhos de concreto. Rio de Janeiro: ABNT, 2015b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2015c.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10007: Amostragem de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13729: Sinalização metroferroviária - Contador de eixo. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 17025: Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

BAPTÍSTA, A. L. B. Desenvolvimento de um briquete auto-fundente, multiconstituido de rejeitos, resíduos e descartes recicláveis gerados na planta integrada de produção de aço, aplicado como componente da carga de fornos de redução de ferro. 2016. Dissertação (Mestrado em Materiais) -, Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA, Volta Redonda, 2016.

BORGES, A. C. L. Ensaio de compressão de corpo de prova com duplo corte em cunha na avaliação de concretos com baixos teores de fibra de aço. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CASTRO, J. A.; GONÇALVES, A. P.; SILVA, A. J. Estudo de técnicas de

recirculação do gás do leito de sinterização visando diminuir a emissão de

dioxinas e furanos. In: Seminário de redução de minério de ferro e matérias primas, 37., Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 8., 2007. Anais..., Salvador, 2007.

CHAGAS, L. G. M. et al. Avaliação da resistência de consolos de concreto moldados em duas etapas com a utilização de protensão não aderente. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v.15, n. 1, 2019.

COSTA, M. M. Princípios de ecologia industrial aplicados à sustentabilidade

ambiental e aos sistemas de produção de aço. Tese de Doutorado em Ciências em Planejamento Energético. Programa de Pós-Graduação em Engenharia

da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), R.J. -

Brasil, Dezembro de 2002.

MAXIMIANO, M. Estudo da influência da alumina no índice de degradação sob redução do sinter de minério de ferro. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário da Zona Oeste-UEZO, Rio de Janeiro, 2011.

STEPHEN, S.J.; GETTU, R.; RAPHAEL, B. Effect of loading rate on the fracture behavior of fibre reinforced concrete. In: International Conference of Fracture Mechanics of Concrete and Concrete Structures – FRAMCOS, 9., 2016. Proceedings... Berkeley: IA-FraMCoS, 2016. 6p.

TANAKA, M. T. Estudo experimental de briquetes autor-redutores e autoaglomerantes de minério de ferro e carvão fóssil. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Machado, C. E. V., Baptista, A. L. de B., Landim, J. C., Coutinho, I. F., & Magnago, R. de O. (2020). DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ECOLÓGICO NA ÁREA DE METALURGIA EXTRATIVA COMO COMPONENTE DA CARGA DE ALTO-FORNO. Revista Univap, 26(51), 145–154. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2462