ACIDENTES OCUPACIONAIS COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

Vanessa de Brito Poveda, Luciana Souza Guerra, Olga Lúcia Teixeira de Carvalho, Pâmela Luiza Marques da Silva, Maria Odete Pereira de Araújo

Resumo


Objetivou-se descrever o perfil dos acidentes ocupacionais ocorridos com a equipe de enfermagem de um Hospital do Médio Vale do Paraíba Paulista, de dezembro de 2007 a novembro de 2008, analisando o conhecimento do profissional quanto ao seguimento sorológico, adoção das medicações prescritas, número de abandonos e identificação de alterações sociais oriundas do acidente. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, baseado no Manual do Ministério da Saúde sobre Recomendações para o Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico HIV e Hepatites B e C (2004) e a Ficha de Comunicação de Acidente de Trabalho. Os resultados foram analisados na forma descritiva e matemática estatística e as entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Foram entrevistados 10 profissionais, dentre estes, cinco (50%) vivenciaram o segundo acidente, sendo sete (70%) ocasionados por material perfurocortante, sete (70%) conheciam a importância da medicação antiretroviral, quatro (40%) iniciaram a terapêutica e dois (20%) finalizaram o tratamento e todos os profissionais vivenciaram sentimentos perturbadores diante da possibilidade de terem sido infectados pelo HIV. Conclui-se que a implantação de ações educativas aos profissionais de enfermagem é necessária para melhor entendimento aos riscos de exposição ocupacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.15

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 8 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.