ACIDENTES OCUPACIONAIS COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.15
Resumo
Objetivou-se descrever o perfil dos acidentes ocupacionais ocorridos com a equipe de enfermagem de um Hospital do Médio Vale do Paraíba Paulista, de dezembro de 2007 a novembro de 2008, analisando o conhecimento do profissional quanto ao seguimento sorológico, adoção das medicações prescritas, número de abandonos e identificação de alterações sociais oriundas do acidente. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, baseado no Manual do Ministério da Saúde sobre Recomendações para o Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico HIV e Hepatites B e C (2004) e a Ficha de Comunicação de Acidente de Trabalho. Os resultados foram analisados na forma descritiva e matemática estatística e as entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Foram entrevistados 10 profissionais, dentre estes, cinco (50%) vivenciaram o segundo acidente, sendo sete (70%) ocasionados por material perfurocortante, sete (70%) conheciam a importância da medicação antiretroviral, quatro (40%) iniciaram a terapêutica e dois (20%) finalizaram o tratamento e todos os profissionais vivenciaram sentimentos perturbadores diante da possibilidade de terem sido infectados pelo HIV. Conclui-se que a implantação de ações educativas aos profissionais de enfermagem é necessária para melhor entendimento aos riscos de exposição ocupacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-29
Como Citar
Poveda, V. de B., Guerra, L. S., Carvalho, O. L. T. de, Silva, P. L. M. da, & Araújo, M. O. P. de. (2011). ACIDENTES OCUPACIONAIS COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA. Revista Univap, 17(29), 118–132. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.15Resumo
Objetivou-se descrever o perfil dos acidentes ocupacionais ocorridos com a equipe de enfermagem de um Hospital do Médio Vale do Paraíba Paulista, de dezembro de 2007 a novembro de 2008, analisando o conhecimento do profissional quanto ao seguimento sorológico, adoção das medicações prescritas, número de abandonos e identificação de alterações sociais oriundas do acidente. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, baseado no Manual do Ministério da Saúde sobre Recomendações para o Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico HIV e Hepatites B e C (2004) e a Ficha de Comunicação de Acidente de Trabalho. Os resultados foram analisados na forma descritiva e matemática estatística e as entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Foram entrevistados 10 profissionais, dentre estes, cinco (50%) vivenciaram o segundo acidente, sendo sete (70%) ocasionados por material perfurocortante, sete (70%) conheciam a importância da medicação antiretroviral, quatro (40%) iniciaram a terapêutica e dois (20%) finalizaram o tratamento e todos os profissionais vivenciaram sentimentos perturbadores diante da possibilidade de terem sido infectados pelo HIV. Conclui-se que a implantação de ações educativas aos profissionais de enfermagem é necessária para melhor entendimento aos riscos de exposição ocupacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode