SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE GELATINA POR DESSOLVATAÇÃO EM DOIS PASSOS PARA APLICAÇÃO EM TERAPIA FOTODINÂMICA

Janicy Arantes Carvalho, Caroline Ribeiro de Melo, Alexandro da Silva Abreu, Leandro José Raniero, Milton Beltrame Junior, Andreza Ribeiro Simioni

Resumo


A Terapia Fotodinâmica é utilizada no tratamento de doenças oncológicas e não oncológicas. Sua ação depende da retenção de um fármaco fotossensível nas células alvos e posterior irradiação com luz visível. Dentre os fármacos utilizados podemos citar as ftalocianinas, um composto eficiente em gerar oxigênio singlete, porém com baixa solubilidade em meios aquosos. Este problema pode ser minimizado por meio dos sistemas de liberação controlada de fármacos (DDS). Neste trabalho foi realizada a incorporação da Cloro Ftalocianina de Alumínio em nanopartículas de gelatina (NPG) visando um novo DDS. Os resultados obtidos mostraram que as NPG apresentaram tamanho uniforme e morfologia esférica. A partir das análises espectroscópicas verificou-se que a incorporação do fármaco não alterou o perfil espectral do composto. Neste trabalho sintetizou-se com sucesso um novo DDS que apresentou as propriedades desejadas e características específicas destes sistemas.


Palavras-chave


Nanotecnologia; Ftalocianina; Gelatina; Terapia Fotodinâmica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.