Submission Preparation Checklist
REGRAS GERAIS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA UNIVAP
Os artigos e resenhas submetidos à Revista Univap, por meio do site http://revista.univap.br, devem atender aos critérios abaixo.
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS
-
O arquivo (.DOCx ou .RTF) a ser submetido à Revista Univap (Passo 2 - Envio do Manuscrito) deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es) para garantir a integridade do processo de revisão por pares cega.
-
As informações completas do autor – nome(s) do(s) autor(es), grau acadêmico mais alto, instituição, endereço completo, cargo do(s) autor(es) e e-mail e ORCID – devem ser preenchidas para a submissão do artigo (Passo 3 – Inclusão de Metadados).
-
Para ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, tabelas, fluxogramas, quadros, diagramas, esquemas etc.), é necessário que, além de estarem incluídas no artigo, os arquivos originais também sejam enviados separadamente como arquivos digitais (Passo 4 – Envio de Documentos Suplementares). As imagens escaneadas devem ter uma resolução de pelo menos 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no texto, com títulos escritos sem abreviações, em fonte 11, com espaçamento simples. Todas as tabelas e ilustrações devem mostrar a fonte original dos dados. Evite usar palavras como "abaixo", "acima" para se referir a tabelas e ilustrações. Use, por exemplo, "de acordo com a Tabela 5"; "de acordo com a Figura 2".
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A PREPARAÇÃO DO ARTIGO
- Formatação:
Os artigos devem ser preparados em formato A4, com margens superiores e à esquerda de 3 cm, margens à direita e inferiores de 2 cm, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em bloco, cuja fonte deve ser tamanho 10. O espaçamento entre parágrafos deve ser de 1,00 da margem. O texto deve ser justificado. Os artigos devem ter no mínimo 5000 palavras e no máximo 8000 palavras.
- Elementos:
2.1 Pré-textuais
a) Título e subtítulo (se houver): devem aparecer no início do texto, separados por espaços e no idioma do texto.
b) Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira.
c) Resumo no idioma do texto, apresentado na terceira pessoa do singular, voz ativa e escrito em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras.
d) Resumo em língua estrangeira: versão do resumo no idioma do texto traduzido para língua estrangeira, com as mesmas características (Resumo em português, Abstract em inglês, Resumen em espanhol, Résumé em francês).
e) Palavras-chave no idioma do texto: palavras que representem os principais temas do texto (de 3 a 5 palavras); devem aparecer abaixo do resumo, precedidas pela expressão "Palavras-chave:" separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
f) Palavras-chave em língua estrangeira: as mesmas palavras-chave do idioma do texto traduzidas para a língua estrangeira do resumo (Palavras-chave em português, Keywords em inglês, Palabras clave em espanhol, Mots-clés em francês).
2.2 Textuais
a) Introdução: a delimitação do tema, os objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o assunto são explicados.
b) Corpo: a parte principal do documento, apresentando o assunto de forma ordenada. Pode ser dividida em seções e subseções, conforme o tema discutido.
c) Conclusão: levantamento dos resultados para responder às questões apresentadas na introdução; utiliza-se o título "Conclusão".
2.3 Pós-textuais
a) Notas de rodapé: destinadas a fornecer esclarecimentos, algumas considerações que não devem ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Referem-se a comentários e/ou observações pessoais do autor, e são usadas para indicar dados sobre comunicação pessoal. As notas devem ser mantidas ao mínimo e localizadas no final da página. Para destacar as notas, deve-se usar numerais arábicos, em negrito, sobrescritos, com numeração consecutiva ao longo das páginas. Exemplo de nota: Municípios, seguindo a evolução da técnica e dos costumes.¹
b) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, alinhadas à margem esquerda, com espaçamento simples e espaçamento duplo entre elas, observando as normas da NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002).
-
Para as citações, deve-se observar a NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002); citações curtas, de até três linhas, devem fazer parte do texto entre aspas; citações longas devem ser destacadas com 4 cm de recuo da margem esquerda, com fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas. Para citações no texto, use o sistema autor-data e/ou autor-data-página, como exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações...
-
Os títulos devem ser numerados em algarismos arábicos, da Introdução à Conclusão, e os subtítulos (se houver) obedecendo à seguinte hierarquia:
-
PRIMEIRA SEÇÃO
1.1 Segunda Seção
1.1.1 Terceira Seção
1.1.1.1 Quarta Seção
1.1.1.1.1 Quinta Seção -
Palavras em língua estrangeira devem ser em itálico.
-
A lista de referências deve ser apresentada ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome(s) do(s) autor(es), conforme os exemplos a seguir:
a) Livro: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano.
Exemplo: PÉCORA, A. Problemas de redação. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
b) Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro. Local de publicação: Editora, ano. páginas inicial e final.
Exemplo: LACOSTE, Y. Liquidar a geografia... liquidar a ideia nacional? In: VESENTIN, J. W. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989. p. 31-82.
c) Artigo de periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número da edição, páginas inicial e final, mês(es), ano.
Exemplo: ALMEIDA JÚNIOR, M. A economia brasileira. Revista Brasileira de Economia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 26-28, jan./fev. 1995.
d) Dissertações, Teses e Trabalhos Acadêmicos: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (ou tese). Local. Número de páginas (categoria, grau e área de concentração). Instituição na qual foi defendida. ano.
Exemplo: BRAZ, A. L. Efeito da luz na faixa espectral do visível em adultos sadios. 2002. 1 disco laser. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2002.
e) Outros casos: Consulte as normas da APA para Referências. Consulte também a aba acima: Normas para referências.
ORIENTAÇÕES GERAIS
a) O artigo deve ser original, seguindo a linha editorial da revista. Será submetido à equipe editorial, com a omissão do nome do autor e dos revisores durante o processo de revisão por pares cegos (o autor não sabe quem é o revisor e o revisor também não sabe quem é o autor). Após o processo, caso necessário, os revisores podem propor alterações para aprimorar o trabalho, visando sua publicação. Se as alterações forem excessivas, os revisores podem justificar a rejeição do artigo. Os originais não serão devolvidos.
b) O trabalho dos autores e consultores não será remunerado.
Importante
A revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponível na página da internet da revista. O acesso aos artigos, resenhas, relatos de experiência e outros textos será permitido; no entanto, não é permitida a comercialização e/ou alteração dos dados. Assim, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais à Revista para publicação.
Veja também o Template disponível em: http://www1.univap.br/revista/20230427_Template_Revista_Univap.doc.