ESTRATÉGIAS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO UTILIZADAS NA INVESTIGAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO CANTAGALO I

Autores

  • Heralda Kelis Sousa Bezerra da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luis Carlos Duarte Cavalcante Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.630

Palavras-chave:

Pintura rupestre, Gravura rupestre, Cerâmica, Lítico, Ocre, Arqueologia.

Resumo

A Pedra do Cantagalo I é um sítio arqueológico localizado no povoado Jardim, município de Piripiri, Piauí, Brasil. Consiste em um abrigo sob-rocha arenítica, cujas saliências e reentrâncias estão decoradas com mais de 1950 pinturas rupestres representando figuras abstratas, propulsores de dardos, carimbos de mãos humanas, antropomorfos e zoomorfos, realizados em padrões policromáticos. Além da elevada densidade de inscrições pré-históricas e da policromia, esse sítio também se destaca pela recorrência dos motivos pintados e pela sobreposição deles entre si. Nas plataformas e no piso rochosos do abrigo encontram-se dezenas de gravuras rupestres e de pilões. Nos sedimentos superficiais foram evidenciados fragmentos cerâmicos, líticos e ocres. Neste trabalho são reportadas as estratégias analíticas de campo e de laboratório utilizadas na investigação desse importante sítio arqueológico e dos testemunhos de atividade humana pré-históricos nele existentes ou dele coletados. Os exames físicos, a caracterização químico-mineralógica dos materiais, o monitoramento das condições ambientais e as prospecções no entorno foram primordiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heralda Kelis Sousa Bezerra da Silva, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Aqueologia e Conservação de Arte Rupestre (UFPI) e estudante do Mestrado em Arqueologia (UFPI)

Luis Carlos Duarte Cavalcante, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Química, Mestre em Química e Doutor em Ciências: Química. Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Silva, H. K. S. B. da, & Cavalcante, L. C. D. (2016). ESTRATÉGIAS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO UTILIZADAS NA INVESTIGAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO CANTAGALO I. Revista Univap, 22(40), 207. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.630