UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM PROJETOS PRELIMINARES DE UMA AERONAVE
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1681
Abstract
A análise de estabilidade representa um dos pontos mais complexos do projeto de uma aeronave. Esse trabalho discute métodos computacionais que determinam os principais dados preliminares de estabilidade. Durante a fase preliminar do projeto de uma aeronave, as dimensões das superficies horizontal e vertical da empenagem, assim como a determinação da posição do centro de gravidade, devem ser suficientes para garantir a estabilidade e o controle. Para os estudos deste projeto utilizou-se as características de um modelo 3D e comparou-se os resultados computacionais com o real. O objetivo é provar a eficácia de um método mais rápito e econômico no desenvolvimento do design preliminar de uma aeronave, determinando sua geometria através do programa computacional DATCOM (Data Compendium), do software MATBLAB e do software CATIA V5 como suporte de projeto.
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Published
2017-04-28
How to Cite
da Silva, F. C., & Korzenowski, H. (2017). UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM PROJETOS PRELIMINARES DE UMA AERONAVE. Revista Univap, 22(40), 837. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1681
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1681Abstract
A análise de estabilidade representa um dos pontos mais complexos do projeto de uma aeronave. Esse trabalho discute métodos computacionais que determinam os principais dados preliminares de estabilidade. Durante a fase preliminar do projeto de uma aeronave, as dimensões das superficies horizontal e vertical da empenagem, assim como a determinação da posição do centro de gravidade, devem ser suficientes para garantir a estabilidade e o controle. Para os estudos deste projeto utilizou-se as características de um modelo 3D e comparou-se os resultados computacionais com o real. O objetivo é provar a eficácia de um método mais rápito e econômico no desenvolvimento do design preliminar de uma aeronave, determinando sua geometria através do programa computacional DATCOM (Data Compendium), do software MATBLAB e do software CATIA V5 como suporte de projeto.
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