AS DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO MILITAR: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1274
Resumo
O presente trabalho consiste em mostrar as escolas de samba como forma de expressão popular, suas divergências ideológicas durante a ditadura militar (1964 – 1968),e como algumas destas agremiações através de seus enredos criticavam o regime e outras se aproximaram dele. Neste período as escolas de samba do Rio de Janeiro enfrentaram diversos desafios para a composição de seus enredos, uma vez que o sistema político organizado controlava toda e qualquer manifestação cultural no Brasil, através de seus órgãos de repressão, as inquietações e diferenças foram evidenciadas através dos sambas de enredo, onde algumas agremiações criticaram o regime e outras se aproximaram dele.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-03
Como Citar
Bellucci, E., Bellucci, M. A. P., & Zanetti, V. R. (2017). AS DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO MILITAR: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES. Revista Univap, 22(40), 613. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1274
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1274Resumo
O presente trabalho consiste em mostrar as escolas de samba como forma de expressão popular, suas divergências ideológicas durante a ditadura militar (1964 – 1968),e como algumas destas agremiações através de seus enredos criticavam o regime e outras se aproximaram dele. Neste período as escolas de samba do Rio de Janeiro enfrentaram diversos desafios para a composição de seus enredos, uma vez que o sistema político organizado controlava toda e qualquer manifestação cultural no Brasil, através de seus órgãos de repressão, as inquietações e diferenças foram evidenciadas através dos sambas de enredo, onde algumas agremiações criticaram o regime e outras se aproximaram dele.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode