A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Estudo comparativo entre as cidades de São José dos Campos e Bananal (SP)

Danielle Brandão, Valéria Regina Zanetti, Cilene Gomes

Resumo


O presente artigo coloca em pauta o processo de produção e ocupação do espaço urbano nas cidades de São José dos Campos e Bananal, SP, estabelecendo relação entre o passado e o presente desses municípios. Algumas cidades, notadamente as que integram o Vale Histórico, proeminentes na época áurea do café, como é o caso de Bananal, sofreram, no início do século XX, um declínio econômico que se agravou com a instalação da Rodovia Presidente Dutra em 1951. São José dos Campos, que não fez parte do complexo cafeeiro, teve, ao contrário de Bananal, uma ascensão econômica com destaque ao setor industrial a partir da instalação dessa mesma rodovia. O estudo se vale da análise exploratória e comparativa do passado e do presente dessas duas cidades utilizando dados estatísticos do IBGE e imagens do “Google Street View”, como forma de entender o processo de urbanização dos dois municípios que tiveram desenvolvimento econômico tão díspares. Observou-se que, na atualidade, o desenvolvimento se dá de forma mais sustentável na cidade de Bananal do que em São José dos Campos, embora economicamente o município de Bananal precise se reestruturar para se estabilizar.   

 


Palavras-chave


São José dos Campos, Bananal, desenvolvimento, sustentável, Planejamento Urbano

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.