ANÁLISE DO USO DE AGROTÓXICOS EM ESPAÇOS DE RIZICULTURA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA, SP

Milena Bruzaferro, João Batista Alves dos Santos, Sara Costa Brito, Marcele Cantarelli Trevisan Nunez, Jobair Assis Rangel

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo, de caráter teórico-prático, do uso de agrotóxicos em espaço destinado para a rizicultura, na região de Caçapava, SP. O desenvolvimento do mesmo foi dividido em três etapas, que consistem em: leitura sobre artigos e livros relacionados à temática estabelecida, análise da área de estudo, que trata-se de uma área predominantemente ocupada pela rizicultura (cultivo de arroz) e que também é favorecida pela qualidade do solo e disponibilidade de recursos hídricos para atender a plantação e, por fim, a análise química das amostras recolhidas. A etapa da análise química foi desenvolvida no Laboratório Central Multiusuário, localizado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, da Universidade do Vale do Paraíba. Após a realização das três etapas, ficou constatada a presença de diversos elementos químicos, tais como carbono e oxigênio, porém, não houve a presença de metais tóxicos nos grãos analisados. 

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.671

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.